30 de mai de 2011

Como customizar um abajur com linha e sianinha

Esse tutorial de customização da Diane é perfeito, porque enche de graça uma cúpula de abajur bem simples e é muito fácil de fazer. Mas muito fácil mesmo. Tão fácil quanto trabalho de escolinha de artes.
A dica é usar cores que combinem com o seu estilo, óbvio. Mas caso você deseje que fique com uma aparência mais elegante é só optar pelos tons neutros, e muita cor se desejar algo mais despojado. E que tal customizar usando sisal para dar um toque bem rústico? Quantas idéias vão surgir, heim?
Você vai precisar de:
  • Uma cúpula de abajur de papel
  • Fita crepe, tesoura
  • Linha de bordado
  • Alfinete de segurança
  • Sianinhas de vários tamanhos
  • Cola de tecido e cola branca
Lembre que a medida das sianinhas vai depender do tamanho da sua cúpula. Faça o cálculo.

Mãos à obra.

Comece fazendo uma bobina com a linha de bordado. Se você não tiver uma, use um pedaço de papelão ou plástico. Vai facilitar bastante.
Prenda a linha no meio da cúpula com a fita crepe, e deixe uma sobra dela para poder dar o nó no final. A bobina deve ficar voltada para a parte de baixo da cúpula.
Comece enrolando para a borda inferior e depois para a superior, como na imagem.
Continue envolvendo a cúpula com a linha. Lembre de mantê-la bem tencionada, sem entortar a cúpula, mas firme o suficiente para segurar as sianinhas.
 Preste atenção que as linhas ficarão mais próximas na parte superior e mais afastadas na parte de baixo. Cuide para que as distâncias fiquem parecidas. Não precisa ficar perfeitamente alinhado, mas também não deixe grandes diferenças que sejam percebidas visualmente.

Quando terminar de envolver com a linha, corte-a e cole com a fita crepe, apertando bem para ela não afrouxar. Deixe uma sobra para dar o nó.
Se puder pedir uma ajuda para alguém segurar os fios enquanto você dá o nó, ficará mais fácil. Lembre-se que o nó deve ficar muito firme e manter a linha tensionada.
 Terminando com o nó, retire as fitas crepe e corte o excesso dos fios.

Organize sobre uma mesa a forma como você deseja montar a sua composição. Teste várias combinações até se decidir.
Pra sianinha não desfiar enquanto você monta a cúpula, passe um pouco de cola de tecido na sua borda.
A dica é começar sua trama com a sianinha mais larga. Coloque o alfinete de segurança na borda e comece a fazer o trançado. Cuidado para não entortar as linhas de base.
Quando fizer toda a volta, não corte a sianinha antes de calcular a distância que você precisará para as demais sianinhas até a borda de baixo e a da cima.
 Quando ela estiver bem ajustada, corte-a. Lembre que ela será como um guia para as outras sianinhas, por isso deve ficar bem colocada.
Estando definida, fixe-a na cúpula com pequenas gotinhas de cola branca. Não exagere, é um pontinho aqui, outro ali. E lembre de colocar a cola de tecido na outra borda da sianinha, para não desfiar.
Repita o trançado com as outras sianinhas, lembrando de começar sempre no mesmo lugar onde começou a primeira. Não esqueça também de alternar o trançado. Se começou passando por baixo da linha, a outra irá por cima.
Dependendo da altura, pode ser que no final as bordas não se encaixem perfeitamente. Ajuste, mais para cima ou para baixo, até que consiga um melhor encaixe. Corte, e cole para não desfiar.
Aí está a cúpula customizada já pronta. Perceba que as sianinhas se alternam como numa trama.
Lindo de mais, e nem vou ficar explorando as milhões de possibilidades! Isso vai ficar por conta de vocês!!
 
Esse tutorial foi organizado pela Diane Gilleland, para o Craftize.
Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog

Nenhum comentário: