1 de jun. de 2011

Fuxico, o que é?


O nome fuxico tem uma origem no mínimo particular. Surgiu por causa das mulheres do interior do nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas, mexericos, fofocas, enfim... fazer fuxicos!!
 Mas afinal, o que é o fuxico na  arte? (Arquitetura, Decoração, Artesanato, Design ...)
- São retalhos de panos (qualquer tecido), dobrados, e costurados em formato de flor, que juntos por pontos delicados uns aos outros, formam desde caminhos de mesa, até colchas. Além de peças de vestuário e bolsas.
 Hoje, essa técnica é sucesso no mundo todo e existe há mais de 150 anos!!
 

2 comentários:

Marlene Pires disse...

Olá Tarsila adorei seu blog. Tenho muitos fuxicos já prontos e vc me deu muita inspiração. Já estou te seguindo e levei seu link para os meus preferidos. Venha conhecer o meu cantinho tb, se rá um prazer.
bjos,
Marlene

Tarsila Girão disse...

Obrigada, Marlene!
Me mande seu link!
Bjs