25 de mai. de 2011

Painel de arabescos de jornal para revestir paredes

 
 Para fazer os arabescos, primeiro temos que fazer os canudos de jornal, muitos canudos. Esse passo-a-passo já tá explicadinho aqui no fim deste post. Dá uma olhadinha lá antes de começar.

 A dica para fazer os rolinhos em forma de arabescos é enrolar o jornal com um arame fino colado no meio. Assim quando você modelar uma curva ele ficará firme. Isso porque no caso do painel, você não terá como dar sustentação à estrutura, que é muito leve. Lembre também de fazer os canudos mais estreitos em uma das extremidades, pois aí você vai encaixar um no outro para poder formar as curvas maiores dos seus desenhos. Depois de ter feito muito material, você escolhe um risco, transfere ele para um papel que servirá como molde de repetição do padrão. Aí vão alguns exemplos de moldes:

 Dicas de desenhos? Veja esses da Modello Designs.

 Comece a modelar os rolinhos na forma escolhida, fazendo as curvas e usando cola branca se precisar encaixar um canudo no outro. Vá formando o desenho fixando um arabesco no outro usando cola branca. Para dar mais firmeza nessa união das partes, amarre com linha de costura forte.
Quando estiver pronto, passe verniz incolor para proteger. Caso queira colorir, use tinta spray depois de ter passado o verniz. E para terminar, quando a tinta estiver seca passe uma nova camada de verniz incolor.
Fixe seu painel na parede encaixando em pregos pequenos, com cuidado para não deformar os desenho. Aliás é bom lembrar: faça painéis pequenos para evitar de antemão essa deformação.

Passo a passo
Não adianta contar o milagre e não dizer o nome do santo, então anote aí o passo a passo dos canudos de jornal ou papel que são a matéria-prima para se criar objetos, brinquedos e qualquer peça decorativa.
1- Você vai precisar de uma folha de jornal ou outro tipo de papel.
2- Dobre a folha, faça um quadrado e corte a sobra.
3- Enrole a folha e cole a pontinha no final.
Fazendo canudos de papel


Você também pode trabalhar com tiras retangulares.
1-Além da folha de papel você vai precisar de um palito de churrasco.
2- Corte uma folha de jornal ao meio;
3-Pegue um palito de churrasco e enrole o papel, que deve ficar bem justo no palito. Para finalizar passe a cola na ponta.
Como fazer os canudos de jornal

Pronto. Agora é fazer uma boa quantidade de canudinhos e escolher qual peça você quer trançar.
Fonte: Recicloteca.org.br

 O belo painel que vocês estão vendo nesse artigo, foi confeccionado pela Oficina de Artes Boracea.
Quem admira esse efeito mas não está diposto a  ter esse trabalho, pode adquirir o painel prontinho. É só entrar em contato: Oficina de Artes Boracea

Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/

Nenhum comentário: