21 de set. de 2009

Ecotelhado

Como fazer um telhado verde?

Antes de tudo, é necessário contratar uma empresa ou consultoria especializada.
"Como o telhado verde requer infra-estrutura adequada, não basta subir em cima da casa e começar a plantar", afirma o engenheiro civil Paulo Renato Machado Guimarães, da empresa gaúcha Ecotelhado.

A obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da casa - se o telhado for simplesmente uma laje, é preciso impermeabilizá-la; se for feito de telhas de cerâmica, é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas, para impedir que o substrato escorra, e de impermeabilização, para evitar infiltrações na casa, e dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto de um telhado verde, que ajuda a reduzir o barulho dentro de casa e a manter a temperatura constante.

Além de grama, o telhado verde pode receber flores e arbustos. "Damos preferência a plantas locais mais resistentes à chuva e à estiagem e que exijam pouca rega e poda", diz Márcio de Araújo, diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Habitação Ecológica (Idhea), de São Paulo. Plantas de porte baixo e crescimento lento também podem facilitar a manutenção, que é parecida com a de um jardim comum. O preço do metro quadrado de um telhado verde varia de 100 a 150 reais.

Por Yuri Vasconcelos
Revista Vida Simples - 12/2007


Etapas da construção:

1 Etapa: Camada de impermeabilização: para impedir a infiltração da água. ( Lona plástica, papelão carpete usado)

2 Etapa: Camada de proteção: para impedir danos na impermeabilização (compensado de madeira)

3 Etapa: Camada de drenagem: responsável pela retenção de água e drenagem rápida e eficiente do excesso desta. (britas)

4 Etapa:Camada de substrato: camada onde se encontram os nutrientes dando suporte à vegetação, retendo e absorvendo água. ( matéria orgânica e terra encontrada no próprio local)

5 Etapa: Camada de vegetação: a cobertura vegetal propriamente dita e que vai ficar por cima do telhado, sendo utilizado espécies vegetais mais rústicas que não demandam maiores cuidados com manutenção.( mudas retiradas no próprio local).




Benefícios do Telhado Verde

1 Conforto e Isolamento Térmico

2 Produção de alimentos, ervas e flores, gerando condições de vida para insetos e aves.

3 Função estética com a paisagem e efeito benéfico aos habitantes da vila.

4 Efeito benéfico ao clima.

Obs: Retarda o escoamento da água da chuva.


Fonte:vilajoaodebarro.wordpress.com/2009/06/

23 comentários:

Alejandro Donnangelo disse...

Olá, me chamo Alejandro e estou concluindo mestrado em biologia vegetal. Em primeiro lugar parabéns pelo seu Blog!!! Gostaria de lhe fazer uma pergunta...
A camada impermeabilizante com o tempo não se desgasta? O compensado com tanta agua deve apodrecer rapidamente, o mesmo deve acontecer com o carpete e por fim, o plástico submetido à ação das raízes e umidade provavelmente deve ruiri em alguns pontos. Qual é o tempo de vida útil deste telhado?
Desde já muito grato, Alejandro.

Tarsila Girão disse...

O ECOTELHADO é composto do conjunto formado pela Ecotelha vegetada e sub-telhado que pode ser de telha de fibrocimento, metálica, laje de concreto impermeabilizada, telha cerâmica e/ou Geomembrana de PEAD. O sub-telhado fornece a estanqueidade do telhado enquanto que a Ecotelha possui os outros atributos que se quer de uma cobertura. A impermeabilização constituída pela telha e/ou Geomembrana PEAD isolam totalmente o interior do ambiente, da umidade, enquanto que a Ecotelha vegetada, que vai sobreposta ao sub telhado, tem a finalidade principal do isolamento térmico e acústico, além dos benefícios ecológicos ao ambiente e à beleza natural da vegetação.
Todo Telhado Verde requer alguma manutenção em algum tempo. Para o ECOTELHADO recomenda-se fazer uma ou duas visitas anuais que possa verificar a presença de espécies indesejadas como arbóreas. Em caso de notar fraqueza nas plantas, pode se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Esse fertilizante pode ser encontrado em floriculturas, casas rurais e supermercados.
Ou seja, se bem construído e seguindo a risca a forma de cuida-lo sua vida útil chega a ser maior do que a de um telhado convencional que chega a durar uma vida ou mais!

Amanda Lobão disse...

Você teria algum desenho técnico desse telhado para que eu pudesse saber as dimensões de cada parte? Obrigada, Amanda

Tarsila Girão disse...

Olá Amanda, desenho técnico não, mas poderia estar te passando as medidas e um esclarecimento sobre cada material utilizado.

Thiago_Dantas disse...

tarsila, sou estudante de arquitetura e estou fazendo um projeto da faculdade onde quero colocar esse telhado verde.
Mas nao achei uma planta estrutural, ou algum desenho em escala que possa aproveitar. Voce teria algum?
Obrigado desde já!

Thiago_Dantas disse...

tarsila,
sou estudante de arquitetura e estou fazendo um projeto no qual quero utilizar o telhado verde. Mas nao acho nenum desenho estrutural do telhado ou um desenho em escala que possa utilizar. Voce teria algum?
Obrigado desde já!
p.s.: pode enviar para thiagosdantas@hotmail.com

Anônimo disse...

tarsila,
sou estudante de arquitetura e estou fazendo um projeto no qual utilizarei o telhado verde. Mas nao acho nenhuma planta estrutural ou desenho em escala para me auxiliar. Voce teria algum?
Obrigado desde já!
p.s.: pode mandar para esse email: thiagosdantas@hotmail.com

Tarsila Girão disse...

Olá, Thiago! Eu tenho alguns desenhos, medidas e especificações!
Estarei enviando para o seu e-mail!

Jessica Emanoela Arquiteta disse...

Ola, se nao for pedir mto, voce poderia tbm me mandar por e-mail, as informações que vc tem sobre o ecotelhado? esou fazendo um projeto e to querendo adapta-lo ao projeto. Obrigada, jemanoela@gmail.com

Tarsila Girão disse...

Estarei enviando em breve, Jessica!

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Nelson e como estou construindo uma casa de 300 m2 de laje, gostaria de saber se a lona plastica substitui a necessidade de impermeabilizacao, ou poderia fazer o jardim diretamente sobre a mesma.

melissa disse...

Gostaria de ver a resposta ao anônimo. Também estou construindo
uma casa e tenho mais ou menos 80mts de laje impermeabilizada. Moro em Brasília e o clima aqui é bem 8-80, ou seco demais ou muita chuva. Me preocupo mais com a função de reter água do que com a térmica, pois a casa é bem arejada e integrada com a natureza.
Muito obrigada e Parabéns pelo site.

Tarsila Girão disse...

Obrigada Melissa!
Me passa seu e-mail que logo entrarei em contato!
Bjs

Clara disse...

Oi, Tarsila. Estou fazendo TFG e vou usar teto jardim. Se possível também gostaria de receber as especificações. meu e-mail é clapmp@yahoo.com.br
Clara

Casa São Bento disse...

oi Tarsila
não sou estudante nem menos arquiteta, mas vc foi a unica que explicou de maneira detalhada o que eu queria saber, só me confirma uma coisa , então a telha de ceramica não precsa ser retirada ou seja o telhado verde é feito encima dela?
grata
yasmin
yasminmoura@gmail.com

thiago leite disse...

Olá Tarsila!! Sou estudante de arquiteura (UNG), nesse semestre vou falar sobre telhado verde,e não achei algumas informação ex. profundidade ideal para cada material, se vc tiver algumas especificações .. desde ja muito obrigado!! e parabens pelo seu blog..
Thiago Leite
email. thi.leitesp@hotmail.com

Luanna disse...

olá Tarcila, me chamo Luanna e sou estudante de arquitetura, gostei muito dos comentários e tenho interesse em fazer ecotelhado nos meus projetos! vc poderia mandar algum desenho em escala? adoraria aprender! grata! luannadecarvalho@yahoo.com.br

Tarsila Girão disse...

Olá, estou postando um link de uma postagem aqui do blog! Vejam se assim fica melhor explicado!

http://tarsilagiraoarquitetura.blogspot.com.br/2011/09/ecotelhado.html

Qualquer dúvida podem postar aqui!!

O que aprendi com a Arquitetura disse...

Olá. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou fazendo um projeto na faculdade e usarei o telhado verde, eu gostaria de algum material, desenhos que explicasse com mais detalhes, meu e-mail é hellenmski@gmail.com Obg

luiz fernando alfenas disse...

ola tarcila, sou estudante de tecnico em edificações e estou fazendo um projeto e uma maquete nesse semestre, tem como você me mandar algum material sobre telhado verde preciso mais sobre o desenho tecnico. meu email mimi.alfenas@hotmail.com.
obrigado e ate mais

Cristina disse...

Olá Tarsila, parabéns pelo blog que possui varias dicas.
Me chamo Cristina, sou estudante de Arquitetura e no momento no condomínio que moro estamos querendo fazer sobre a laje da guarita como teto jardim, gostaria que me enviasse, se possível detalhes de projeto de como fazê-lo (e também sobre telhas). Obrigada!

Tarsila Girão disse...

Olá Cristina, muito obrigada!
Tem um outro post aqui no blog que ensina melhor, mas de qualquer maneira posto aqui novamente. Se quiser mais informações me mande seu e-mail.

Toda dia recebo inúmeras perguntas sobre o ecotelhado; resolvi então pesquisar mais sobre o assunto e descobri uma empresa muito bacana que desenvolve produtos com o objetivo de diminuir danos ambientais causados pelo crescimento urbano, aquecimento global e pelo crescimento populacional nas grandes cidades.
O nome da empresa é ecotelhado - soluções em infraestrutura verde e o site é: www.ecotelhado.com.br
Vale a pena conferir!!

E pra quem tiver interesse aí vai uma maneira fácil de entender um dos inúmeros tipos de "ecotelhado".

É só clicar no link!!

http://3.bp.blogspot.com/-R096lc9A4JA/TsKjZGKU-cI/AAAAAAAAA10/AUiGvaU5YzI/s1600/ECOTELHADO.jpg

Beijinhos

Anônimo disse...

Olá!!

Sou estudante de arquitetura e preciso de um desenho mais detalhado do ECOTELHADO, poderia por gentileza encaminhar no meu e-mail ? thati_ane88@hotmail.com

Parabéns pelo BLOG :))