6 de nov de 2013

PORTAS VENEZIANAS

A gente torce o ano inteiro pro verão chegar logo, mas quando ele finalmente aparece é inevitável reclamar um pouquinho do clima abafado, da pouca ventilação… E realmente é difícil encontrar o ponto perfeito entre o calor e o frio — a casa ideal não seria aquela que aquece no inverno e refresca no verão? A sorte é que existem alguns truques de projeto que podem ajudar a extrair o melhor de cada estação. Um deles é a porta veneziana.
O recurso costuma ser explorado em casas de campo ou no litoral, mas se amor de praia não sobe a serra, a arquitetura praiana sim. Ainda é algo um pouco inusitado, mas quem mora em apês urbanos também pode usar venezianas como divisórias dentro do imóvel. Elas substituem as portas de correr tradicionais e trazem privacidade sem comprometer a ventilação constante — seja nas versões com palhetas fixas ou nos modelos móveis, em que o controle de abertura é ainda maior.
Quando as portas venezianas são instaladas no sistema camarão, elas permitem que o vão seja aberto quase por completo, como nas fotos abaixo. Aproveite as inspirações e considere essa opção ao invés das portas de correr — pra pensar diferente e ter a casa sempre fresquinha no verão.




Fonte: http://colunas.revistaglamour.globo.com

Nenhum comentário: