6 de ago. de 2013

Um lar majestoso na costa indiana

Arquitetura para ver e sentir a natureza

Há algo de cinematográfico nesta casa em Chowara, uma vila de pescadores em Kerala, no sul da Índia. Pode ser sua localização vertiginosa, no topo de um penhasco de 60 m de altura. Ou talvez seja o horizonte que a ladeia, decorado pelo Mar da Arábia. É possível, também, que seja a arquitetura majestosa, que inclui vastos espaços, um enorme telhado diagonal e uma piscina infinita. Talvez seja uma mistura de tudo isso, junto com outros detalhes que tornam única essa residência.
O dono da casa vive em Londres, mas adora o sol de Kerala. Por isso, contratou o escritório de arquitetura Khosla Associates para projetar uma casa de veraneio que se abrisse à vista e ao clima indianos. Uma vez imaginada a estrutura arquitetônica do lar, os profissionais escolheram cimento polido, concreto e ardósia para os acabamentos. Afinal, um visual liso não criaria o mesmo diálogo com a riqueza natural circundante. Seguindo o mesmo raciocínio, as escolhas de mobiliário não fugiram muito do necessário, para que o foco estético permanecesse na exuberância local.
Durante todo o processo, os arquitetos priorizaram o panorama marítimo. Queriam um projeto que permitisse a entrada do ar, do céu e da vista da água, sem quaisquer empecilhos. Para tal, encaixaram apenas metade da área construída na tradicional estrutura de quatro paredes, sendo o resto permeado pelo entorno. Tal escolha também serviu ao interesse de manter a casa ventilada, algo necessário em meio ao calor indiano. Uma bem-sucedida combinação de arquitetura funcional e sensibilidade estética.







Fonte: http://casavogue.globo.com

Nenhum comentário: