8 de set de 2011

Rosas de papel, como fazer e usar em seus projetos de artesanato

É sempre bom saber criar sobre todos os tipos de superfície, e o papel é um suporte que possibilita a realização de muitos projetos diferentes de artesanato. Vamos aprender como fazer rosas de papel colorido que podemos aproveitar na decoração de guirlandas, cartões e caixas de presente e em pequenos arranjos que podem enfeitar uma mesa ou serem oferecidos como lembrancinhas.

Como fazer: 

Corte um pedaço de papel firme (sugiro 80g) e arredonde as bordas. Pode ser sobre uma base quadrada ou um pouco maior, tanto faz. 
Comece a cortar de fora para o centro em movimento espiral. Não precisa ficar perfeito pois as diferenças sumirão ao enrolar.
Comece a enrolar de fora para dentro. Aqui dá pra perceber como fica o recorte do papel.
Ao enrolar a tira, alinhe o papel pela parte de baixo do recorte. Enrole o papel sem se preocupar com o formato, mas de forma bem justa e firme.
Na medida em que enrola a tira alinhando pela base, a parte de cima vai criando movimento, é assim mesmo. Quando chegar no final deixe sobrar a última voltinha da tira sem enrolar.
Ao terminar de enrolar solte a flor pra que sozinha tome o formato de rosa.
Segure a flor solta e aplique um pingo de cola quente para fixar o final da tira na lateral. Deixe a pontinha da tira de papel sem colar.
Vire a rosa e aplique cola quente na base em boa quantidade.
Dobre e fixe na cola a ponta final da tira de papel que sobrou para trás.
Aqui está sua rosa de papel pronta. Nesse formato você já pode usar em projetos de guirlandas, decorações de caixas e cartões. Mas vamos aprender mais.
Para colocar folhas em suas rosas corte um desenho de folha e deixe a borda de baixo reta, como na foto.
Junte as laterais retas numa dobra em N, como na figura. Reserve.
Fure a base de sua rosa com uma agulha grossa atravessando do miolo para a base. Cuidado para não amassar as pétalas.
Encaixe o arame floral no furo pela base. Como tem bastante cola quente fria nesse local, o arame ficará bem firme, mas se necessário aplique mais um pouco por dentro da rosa.
Cole a folha no arame com um pingo de cola quente bem na dobra.
Adicionar legenda

E  sua rosa está pronta para criar lembrancinhas e também enfeites decorativos. Com certeza vocês vão aproveitar essa flor em muitos trabalhos diferentes.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

 

Nenhum comentário: