13 de jun. de 2011

Design sustentável nascido em feira livre


Bacana demais quando um profissional brasileiro ganha espaço e reconhecimento em sites internacionais por projetos com a cara do nosso país. Assim tem sido com Maurício Arruda, arquiteto formado em Londrina-PR, com sua coleção de móveis com design sustentável, intitulada José. Essa semana seu trabalho voltou a ser mencionado por um site de design, o Dezeen.


 A Linha José criada por Maurício, foi toda inspirada em feiras livres, onde as mercadorias são transportadas dentro de caixotes plásticos, o item multiuso da coleção. Segundo Maurício, ao invés de gavetas que são fixas, o uso de caixotes abre a opção de transportar mais facilmente os objetos armazenados nos armários da linha. Você pode ir ao supermercado com o caixote e já chegar em casa com as coisas prontinhas para irem direto ao armário.



Além dos caixotes, que são feitos de plástico reciclado, a estrutura de madeira é pensada para obter o máximo aproveitamento das chapas, e usam madeira Teka de florestas manejadas. E para arrematar o design da linha, ainda buscando o ambiente das feiras, os pés dos móveis imitam o desenho dos carrinhos dos carregadores.
Bom, eu pessoalmente gostei demais do design inusitado e despojado das caixas plásticas. O conjunto ficou equilibrado e perfeito. Tudo a ver com a necessidade que temos de simplificar nossas vidas e tornar tudo verdadeiramente prático, concordam?
Quem quiser ver mais fotos é só conferir o blog do Maurício Arruda.


Fonte: http://www.viladoartesao.com.br

Nenhum comentário: