11 de mar de 2010

Single Hauz - habitações singulares



Este bizarro objeto no meio da paisagem que lembra vagamente uma tabuleta é na verdade um projeto arquitetônico dos polacos Front Architects que se destina a ser implantado em qualquer local: na cidade, na planície, na montanha, num lago, etc. É como uma estaca que se crava no solo, em terra firme ou na água. O conceito denomina-se Single Hauz - literalmente, habitação para uma pessoa - e pretende preencher uma lacuna ao nível da oferta de habitações para solteiros, um grupo social cada vez maior nas sociedades ocidentais.

É uma proposta singular e arrojada. À primeira vista pode parecer tecnicamente inviável, sobretudo no que toca à estabilidade de um grande volume apoiado num pilar de betão face ao vento ou a qualquer tipo de intempéries. Essa é, no entanto, a questão mais pacífica. Mais importante é saber como se articula com as diversas infraestruturas próprias de uma habitação moderna - acessos, água, eletricidade, esgotos - bem como o seu posicionamento relativamente a outros equipamentos. Neste aspecto é mais controversa.

Se, porém, o atual modelo social e urbano estiver em colapso - e muitos pensam que está - então será necessário encontrar alternativas ao nosso modo de vida. Viver só será então uma opção; dispor de pouco espaço um constrangimento, trabalhar à distância um hábito, habitar uma casa auto-sustentável uma necessidade. Neste prisma, a Single Hauz não se torna somente interessante como também visionária.










Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2007/08/single_hauz_hab.html#ixzz0htWW6tBd

Nenhum comentário: